Make your own free website on Tripod.com








Misses do Brasil
Ieda Vargas: 40 anos de reinado













Home

História | Miss Brasil 2002 | Miss Brasil 2003 | Candidatas Miss Brasil 2004 | Sua Miss Brasil Inesquecível | Links





Ieda vargas Miss Universo 1963

Coube-me o privilégio de escrever sobre os quarenta anos da vitória de Ieda Maria Vargas no Miss Universo: satisfação e preocupação. Satisfação por falar de uma das grandes misses que levaram alto o nome do nosso Brasil. Preocupação, como porto-alegrense, de que qualquer adjetivação descuidada pudesse transparecer um regionalismo exacerbado.

Penso que em 1963, Ieda Vargas conquistou para o Rio Grande do Sul o título de Miss Brasil; em Miami, ganhou pelo e para o Brasil. Vejo como impossível falar daquele 20 de julho como um fato isolado. No momento em que a coroa posou sobre a cabeça da brasileira, não vencia apenas aquela jovem de 18 anos: num tempo em que os concursos de beleza mexiam com o país inteiro, finalmente chegava a vitória engasgada depois vários vices.

Lembro-me muito bem de uma entrevista de Ieda. Relembrando aquela noite no Convention Center, ela afirmou ter a sensação que aqueles poucos brasileiros presentes eram o Brasil que a empurrava para o título. Por isso, não quero homenagear apenas a protagonista, aproveito a data para homenagear também aqueles que acompanharam nossas misses ao exterior, fotografaram, escreveram e contribuíam para a grandeza que era o Miss Brasil de então. De todos os textos sobre a vitória de 1963, o escrito por Ubiratan de Lemos na revista O Cruzeiro (nº 44 Ano XXXV), foi para mim o que conseguiu deixar em palavras a emoção perene deste feito. Transponho a seguir as palavras do jornalista que são a homenagem  a Ieda, a todos que contribuíram para este título de Miss Universo e, a todos nós, pois o título foi do BRASIL!

 

(continua na próxima página)

 

Alberto Dubal

 

Ieda Vargas, Miss Universo 1963

Ieda Vargas Miss Universo 1963
Fotos gentilmente enviadas por João Ricardo
































Visitors: